O samba-rock, estilo musical que nasceu nos bailes das periferias e espaços negros de São Paulo nos anos 1950, ganha destaque com uma programação especial na capital paulista. A fusão do samba com a black music norte-americana, caracterizada por ritmos envolventes e uma dança com giros e gingado, conquistou o status de patrimônio imaterial da cidade de São Paulo em 2016.
Celebrado oficialmente em 31 de agosto, o samba-rock é homenageado pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo com eventos gratuitos que celebram sua história e relevância cultural.
Destaques da Programação:
- Baile de Samba Rock no Centro de Culturas Negras: Neste domingo (31), a partir das 19h, o Centro de Culturas Negras, no Jardim Oriental, promove um baile com dançarinos, DJs e convidados, com duas horas de duração.
- Show de Dri Lima na Casa de Cultura Tremembé: A cantora Dri Lima apresenta um show com clássicos do samba-rock, como Só nos Bailes, Meu Samba e Flor de Liz, na Casa de Cultura Tremembé, zona norte, às 17h. A apresentação celebra os bailes dos anos 1990 e a força da mulher sambista.
- Aulas Gratuitas no Centro Cultural São Paulo (CCSP): O CCSP oferece aulas gratuitas de samba-rock aos sábados, durante os meses de setembro e outubro. As inscrições podem ser feitas aqui.
Mais informações sobre a programação completa estão disponíveis no site da prefeitura de São Paulo.