Quarta, 10 de Setembro de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quarta-feira (9) que os países amazônicos não necessitam de intervenções estrangeiras para combater o crime organizado na região. Ele alega que a 'força da lei' será restabelecida com a presença do Estado e a inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), em Manaus (AM).
A unidade, em operação desde junho, é voltada para o combate a crimes transnacionais que afetam a Amazônia, em ação conjunta entre forças de segurança pública do Brasil e países vizinhos.
O presidente brasileiro também se referiu às ações do governo dos Estados Unidos de enviar navios de guerra para a costa da Venezuela, um país amazônico no sul do Caribe, para enfrentar ameaças de cartéis de drogas latino-americanos. Para Lula, isso é um pretexto para intervir nos países da região.
O Fundo Amazônia financiou a estrutura do CCPI com um investimento de R$ 36,7 milhões. Pelo lado brasileiro, a nova unidade articulará a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e as forças policiais dos estados da Amazônia Legal.
Além da inauguração do CCPI, Lula participará da implementação do Programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais, que destinará R$ 150 milhões para a iniciativa.
Finalmente, Lula entregará a Infovia 04 do Programa Norte Conectado, que conectará Boa Vista a Manaus por meio de cabos subfluviais de fibra óptica, levando internet de alta qualidade para três cidades em Roraima e uma no Amazonas.